• Checkup preventivo: quando e o que fazer?

    Todos desejamos viver muito, porém, tão importante quanto viver muito é viver bem.
    Conforme os avanços da ciência, nossa expectativa de vida está crescendo, e para garantir que tenhamos uma vida longa e com qualidade é importante além dos hábitos saudáveis um checkup preventivo anual, abaixo vão alguns dos exames indicados pelos especialistas:

    1.PSA (livre e total). Utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento. Deve ser feito em pacientes do sexo masculino, até os que possuem menos de 40 anos.

    2. Exame colesterol e triglicerídeos: Exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos. Devem ser feitos anualmente para auxiliar na prevenção do infarto.

    3. Glicemia em jejum: Exame de sangue feito em jejum que analisa a taxa de açúcar no sangue do paciente. Utilizado no diagnóstico de diabetes.

    4. Controle da tireoide. Exame de sangue utilizado para verificação da dosagem dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Usado para identificação do hipertireoidismo e do hipotireoidismo.


    Outros exames que também podem fazer parte do check-up masculino são: ácido úrico, urina, ureia, creatinina, bilirrubina, TGO/TGP, Gama GT, fosfase alcalina, milase, grupo sanguíneo, hepatite B, hepatite C e HIV.