• Dúvidas Frequentes (2)

    Devo suspender meus medicamentos antes da coleta de sangue?
    Não. A suspensão de medicamentos só deve ocorrer com a autorização de seu médico. Alguns exames são realizados justamente para avaliação dos efeitos do uso do medicamento.

    Remédios interferem em exames laboratoriais?
    Alguns, sim, portanto, informe os remédios que esteja tomando ao atendente antes do exame, inclusive vitaminas, fitoterápicos e medicações não prescritas por médicos. A suspensão de medicamentos para realização de exames deve ser autorizada e orientada pelo seu médico. Se a interrupção não for possível, esse dado deverá ser considerado na avaliação do resultado.

    Posso fazer exames após ter realizado exercícios físicos?
    A coleta do material deve ser feita preferencialmente com o paciente em estado de descanso para que não ocorram alterações devidas do exercício.

    Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?
    Sim. Porém é importante que o médico saiba em que período do ciclo menstrual seu exame foi realizado, especialmente para dosagens hormonais.

    Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?
    Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre, para identificar sua causa. Porém, em algumas circunstâncias, a doença causadora pode influenciar no resultado de outras amostragens. Consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

    Por que quando se tira sangue, às vezes o local fica roxo?
    A formação de hematoma é uma situação comum após punção de artérias e veias. O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção. Caso a formação do hematoma seja identificada durante a punção deve-se fazer compressão local durante pelo menos dois minutos. Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para auxiliar a reduzir a dor local e a progressão do hematoma. O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha e/ou carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta, contribuem sobremaneira para a formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem sucedida.